segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

InfoDengue divulga balanço dos casos de arboviroses no Rio de Janeiro em 2019





O Ano de 2019 foi dominado pela chikungunya no Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 100.000 casos notificados , o dobro da dengue. As mulheres foram as mais atingidas, 6 em cada 10 casos de dengue ou chikungunya é do sexo feminino. Esse é um fenômeno comum e ainda é debatido se essa diferença decorre de um maior risco ou simplesmente do fato de que as mulheres buscarem mais os serviços de saúde. No Rio de Janeiro, a transmissão de dengue e chikungunya foi intensa de Março a Maio, começando a decair com a chegada do inverno. O decaimento foi lento e os casos só voltaram para o patamar baixo em Agosto. A dengue acompanhou o mesmo perfil temporal da chikungunya, com pico em Maio. 


A dengue esteve bem concentrada no início do ano na região de Miguel Pereira e vizinhança. Em 2018, os casos de dengue estavam mais distribuídos na região Metropolitana, serrana e médio paraíba do estado. O período de transmissão das arboviroses no Rio de Janeiro começou nos meses de Outubro/Novembro por conta do impacto maior do clima que proporcionou o aumento desses índices. Neste ano, as oscilações de temperatura tem feito o alerta oscilar entre verde (condições não favoráveis para a transmissão) e amarelo (condições favoráveis com presença de circulação viral).







O Sistema InfoDengue é um monitoramento online com alertas atualizados para os casos de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya nos municípios do Brasil .



O objetivo principal é o acesso rápido à informação. O projeto é uma realização de pesquisadores da Fiocruz /RJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados que alimentam o sistema são provenientes de diferentes fontes, incluindo clima, redes sociais e dados oficiais de notificação.





É hora de prevenir, pois os mosquitos já estão em franca fase de reprodução!


Confira o monitoramento diário feito pelo InfoDengue em cada um dos 790 Municípios do Brasil no link:

https://info.dengue.mat.br



Para o seu município integrar o sistema de alerta InfoDengue basta preencher o formulário de adesão no link:

https://info.dengue.mat.br/participe/


Siga o InfoDengue no Instagram e facebook

@infodenguebrazil


Nenhum comentário:

Postar um comentário